quinta-feira, 25 de outubro de 2012
Um dia pelo centro de São Paulo by Vivian Carvalho
Escrito por
Izany Karem Jales Berger
em
10/25/2012
Palavras chave:
Catedral da Sé
,
Centro Histórico de São Paulo
,
Convidado
,
Mercado Municipal
,
o que fazer em São Paulo
,
Sao Paulo
,
São Paulo
Esse post é válido tanto para pessoas que estão visitando São Paulo como para quem mora aqui. Afinal, sei que existem muitos paulistanos que não conhecem o centro da cidade. É compreensível, porque a imagem que se tem de lá não é das melhores: muita gente, perigo de assalto, sujeira, mendigos. E aí eu te digo “Calma, não é bem assim!”.
Apesar do enorme movimento de pessoas, o centro de São Paulo melhorou muito. Já não é mais tão sujo como era há uns anos atrás, e o risco de assaltos e roubos diminuiu consideravelmente, pois há mais policiais nas ruas (claro que aqui entra também o bom senso de quem estiver caminhando por lá de não dar bobeira e estar sempre atento). E tem muita coisa bacana pra ver a fazer por ali.
Vamos começar nosso passeio pelo Mercado Municipal. Além de saborear o sanduíche de mortadela do Bar do Mané, o pastel de bacalhau do Hocca Bar ou uma esfiha do Rafful, dê uma volta pelas barracas, admire as cores e os cheiros do lugar. Pra quem gosta de cozinhar, é um prato cheio. Pra quem não gosta também, porque o lugar é lindo. No mezanino, aproveite pra curtir a visão privilegiada dos lindos vitrais do mercadão.
Mercado Municipal |
Saindo do Mercado Municipal, siga a pé até a Ladeira Porto Geral. Resista bravamente à tentação das compras na região de 25 de Março (deixe pra outro dia, já que é um lugar que merece ser explorado com muita calma e paciência) e suba a ladeira. Você vai chegar ao Largo São Bento.
É ali que está o Mosteiro de São Bento e a Igreja de Nossa Senhora da Assunção (mais conhecida como Igreja de são Bento). Às vezes a igreja está fechada, mas se você der a sorte de pegá-la aberta, não pense duas vezes antes de entrar. É uma das igrejas mais lindas que eu já vi.
Rua São Bento |
Saindo do Largo São Bento, siga pelo Viaduto Santa Ifigênia. Dê uma paradinha para ver o Vale do Anhangabaú e continue seguindo pela Rua Santa Ifigênia (mais uma vez resista ao impulso consumista) até chegar à Avenida Ipiranga, onde você deve entrar à esquerda.
Não sei se alguma coisa vai acontecer no seu coração quando você cruzar a Ipiranga com a Avenida São João, mas vale passar pela esquina imortalizada na música de Caetano Veloso, até porque é ali que fica o Bar Brahma, um dos mais tradicionais da cidade. Continue seguindo até chegar à Praça da República. Nos finais de semana, acontece uma feira de artesanato, mas durante a semana não vale tanto a pena se estender por ali.
Passando a Praça da República, ainda na Avenida Ipiranga, você chega ao Edifício Itália. Já tive a oportunidade de subir no último andar para admirar a vista da cidade e posso dizer que é incrível! A visita ao mirante do Terraço Itália é paga caso você não vá fazer uma refeição ali.
Catedral da Sé |
Ainda na Avenida Ipiranga está o Edifício Copan, uma das obras mais famosas do arquiteto Oscar Niemeyer. Continue seguindo em frente e entre na Rua da Consolação à esquerda. Você passará pela Biblioteca Municipal Mario de Andrade, até chegar à Praça Ramos. É ali que está o Theatro Municipal. Caso você não consiga entrar, pois as visitas devem ser agendadas com antecedência, você pode visitar o restaurante do teatro.
Siga à direita no Viaduto do Chá, onde você verá novamente o Vale do Anhangabaú. Você passará pela Prefeitura de são Paulo (também conhecida como Banespinha), até chegar à Praça do Patriarca. Ali, entre à esquerda na Rua São Bento. Chegando ao Largo do Café, entre na Rua Álvares Penteado e siga alguns metros até o Centro Cultural Banco do Brasil. Além da arquitetura belíssima e de sempre receber ótimas mostras e exposições, é o melhor lugar pra fazer aquela pausa pra ir ao banheiro (sempre muito limpo!) e tomar uma água ou um café.
Volte para a Rua São Bento e continue seguindo em frente em direção à Avenida São João. Você passará pelo Edifício Martinelli, um dos primeiros arranha-céus da cidade. Sei que é possível visitar o terraço, mas nunca fui. Na esquina da São João com a Rua Quinze de Novembro está o Edifício Altino Arantes, mais conhecido como Prédio do Banespa. Se você não gostou muito da ideia de ter que pagar para subir ao Terraço Itália, aproveite pra subir até o mirante do Banespa, onde a vista da cidade também é bem legal e, o melhor, é de graça!
Banespa |
Saindo do Banespa, entre à esquerda na Rua Boa Vista e siga até o Pateo do Collegio. Foi ali que a cidade de São Paulo começou, no tempo dos jesuítas. Vale visitar a Igreja onde foi celebrada a primeira missa da cidade, o museu e a cripta. Aproveite pra descansar um pouquinho no jardim, ou fazer uma refeição no restaurante simpático que fica lá dentro.
Continue seguindo pela Rua Boa Vista até chegar à Praça da Sé. É ali que está a Catedral Metropolitana, a principal igreja da cidade e um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo. A catedral passou por obras de restauro recentemente. Caminhe pela imensa nave, e, se puder, aproveite também para conhecer a cripta, onde estão sepultados bispos, arcebispos e personagens importantes da história do Brasil, como o índio Tibiriçá.
Assim termina o passeio pelo centro de São Paulo. Dá pra fazer todo este percurso em uma manhã ou uma tarde, se você for num ritmo puxado, mas eu recomendo fazê-lo em um dia inteiro, pra poder curtir com calma cada um dos lugares. Já fiz este tour muitas vezes, e sei que, como uma grande apaixonada pela minha cidade, farei muitas mais. Se você não é paulistano, é uma boa oportunidade de conhecer alguns dos principais pontos turísticos de São Paulo. Se você é paulistano, vale a pena para conhecer um pouco mais da nossa cidade e da história dela.
Texto escrito por Vivian Carvalho do Mil e Um.
Quer dicas de Orlando? Acesse: www.izaemorlando.com.br
Eu posso te ajudar a planejar sua viagem. Saiba mais...
IzaPeloMundo.com.br
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
O chip da America Net facilita minha vida quando estou nos EUA.
- Ligações ilimitadas para fixo e celular nos EUA
- Internet 4G ilimitada
- ligações ilimitadas para fixos do Brasil
- 100 minutos para celulares do Brasil
- E ainda um número fixo no Brasil onde meus clientes ligam para um número brasileiro e eu atendo nos EUA.
Eu uso muito e recomendo. Compre o seu chip neste link
Pesquisar este blog
Categorias
- Abu Dhabi (2)
- Africa do Sul (16)
- Amsterdam (8)
- Anaheim (2)
- Argentina (8)
- Bali (4)
- Bangkok (2)
- Barcelona (4)
- Berlim (6)
- Bertioga (1)
- Bruges (3)
- Bruxelas (3)
- Budapeste (3)
- Buenos Aires (8)
- Chiang Mai (3)
- Chicago (2)
- Cidade do Cabo (10)
- Cidade do México (1)
- Cingapura (5)
- Cocoa Beach (1)
- Colonia (1)
- Concurso Eu no Iza Pelo Mundo (16)
- Convidado (52)
- Croacia (1)
- Destino Munique (21)
- Dicas de Viagem (14)
- Disney Cruise (6)
- Dubai (5)
- Dublin (4)
- Edimburgo (1)
- English (5)
- Eslovenia (1)
- Florida (2)
- Gili (1)
- Halong Bay (1)
- Hanói (4)
- Ho Chi Minh (2)
- Hong Kong (5)
- Ilhas Cayman (1)
- Inglaterra (7)
- Inverness (1)
- Iza ao Vivo (13)
- João Pessoa (1)
- Key West (1)
- Koh Phi Phi (2)
- Koh Samui (1)
- Krabi (2)
- Kuala Lumpur (1)
- Kuta (1)
- Las Vegas (10)
- Lima (2)
- Lisboa (5)
- Liverpool (1)
- Lombok (2)
- Londres (11)
- Los Angeles (8)
- Luang Prabang (3)
- Lucerna (1)
- Madrid (2)
- Marrocos (1)
- Miami (14)
- Munique (21)
- Natal (3)
- Nova York (12)
- Nova Zelândia (3)
- Orlando (28)
- Paris (20)
- Peru (2)
- Phuket (1)
- Planejando viagens (47)
- Porto de Galinhas (2)
- Praga (4)
- Railay Beach (3)
- Roma (8)
- Rota do Jardim (8)
- San Diego (3)
- San Francisco (6)
- Sao Paulo (1)
- Sapa (1)
- Siem Reap (4)
- Stratford-upon-Avon (1)
- Sydney (3)
- Tahiti (2)
- Tahiti e Polinésia Francesa (2)
- Tailândia (13)
- Tampa (1)
- Travel to by Iza Pelo Mundo (4)
- Via Londres (5)
- Viena (4)
- Vietnã (8)
- Visconde de Maua (1)
- Whitsundays (1)
Posts Mais Populares
-
Hoje vamos falar sobre comida! Hum.... Resolvi escrever sobre este assunto por dois motivos: 1) Eu como muito bem em Orlando e adoro m...
-
Dubai Mall Dubai é o paraíso dos shoppings! Quando comentava com alguém que eu ia para Dubai todo mundo falava das compras. Dubai e...
-
Nossa leitora, Patricia Dantas, se ofereceu para nos contar sobre sua experiência de morar na Ilhas Cayman! Descoberta por Cristovao...
-
Nosso primeiro destino no litoral da Tailândia foi a paradisíaca ilha Koh Samui. Ela fica no Golfo da Tailândia e decidi inclui-la no meu ...
Roteiros Personalizados
Arquivo do Blog
© Iza Pelo Mundo 2013 . Powered by Bootstrap , Blogger templates and RWD Testing Tool
Nenhum comentário :
Postar um comentário